Caminhada Emagrece Em Quanto Tempo

Caminhada Emagrece Em Quanto TempoA caminhada é um dos melhores exercícios para a saúde, ajudando a evitar problemas cardiovasculares e contribuindo para a perda de peso. Caminhar diariamente é uma forma excelente de dar início a uma nova vida, de se libertar do sedentarismo.

               É preciso seguir um programa de exercícios. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas desejam emagrecer mais rápido do que é possível. Esse pensamento pode atrapalhar sua disciplina e perseverança.

               Caminhada emagrece em quanto tempo? O tempo depende de quê? Demora muito?

Caminhada para emagrecer

               As caminhadas ajudam a perder calorias, ou seja, a queimar gorduras, já que ajudam a acelerar o metabolismo do organismo. As gorduras que acumulamos em nosso corpo não são nada mais que o excesso de energia que consumimos, ou seja, aquela vai além do que nosso organismo necessita para realizar suas atividades e manter-se em funcionamento.

               É necessários gasta essa energia em excesso para evitar que permaneça acumulada na forma de gordura. Daí, a importância das caminhadas – como são exercícios físicos, contribuem para o consumo de energia, resultando na perda de peso.

               Apesar de a ideia ser simples, caminhar para emagrecer exige aplicar certos princípios.

Frequência das caminhadas

               A frequência com que você caminha exerce certa influência nos resultados. Naturalmente, se a pessoa costuma caminhar mais vezes durante a semana, ela tem maiores chances de emagrecer em menos tempo que aquela que só caminha uma vez por mês.

               Mas, não se trata de desgastar o corpo além do limite em caminhadas diárias, sem considerar alguns critérios.

               Existe uma argumentação (que faz algum sentido) que alega que caminhar com uma frequência exagerada vai anular os efeitos da perda de peso, visto que o organismo vai se “acomodar” com a rotina. É como quando tomamos com muita frequência um remédio para dor de cabeça e, com o tempo, ele acaba não fazendo mais os efeitos desejados.

Perder calorias e perder peso

               Para obter resultados em tempo mínimo, é preciso observar frequência (tempo que dedica ao exercício), ritmo de caminhada e tempo diário de prática. Esses 3 fatores combinados vão fazer muita diferença.

               Meia hora de caminhada pode ajudar a queimar aproximadamente 200 calorias. Em cálculos simples, é preciso consumir 8.000 calorias para ganhar 1 kg a mais. Façamos um cálculo geral:

1 hora diária de caminhada corresponde a perder 400 calorias

               Então, para perder 8.000 calorias seriam necessárias 20 horas de caminhada ou 20 dias. Isso corresponde a 4 semanas (5 dias de caminhadas por semana). 1 kg a menos em 1 mês.

               Na prática, as coisas não funcionam bem assim. Afinal de contas, você não passará 20 dias caminhando, só dissipando calorias – irá ingeri-las também. Para emagrecer através do cálculo de calorias, é necessário considerar a alimentação: aquilo que você não vai consumir para ingerir menos calorias.

               Na verdade, você pode praticar menos que isso e conseguir melhores resultados. Recomenda-se caminhar 1 hora todos os dias depois do jantar, pois caminhar com o estômago cheio ajudar a perder até 2 vezes mais peso. Assim, conforme os cálculos acima, em 2 semanas, você perderia 1 kg.

               Mas, é preciso também alternar o ritmo de caminhada sem forçar demais o corpo. Alterne a caminhada com o trote e a corrida durante os 60 minutos de exercícios.

               Também é necessário investir em uma alimentação balanceada para evitar consumir calorias excedentes. O importante é consumir somente a quantidade de calorias diárias que seu corpo precisa para manter-se vivo. Acesse a Calculadora de Valor Diário Calórico para saber qual o seu valor de VDC (valor diário calórico).

Programa de caminhada leve e eficiente: perca peso em 1 mês

               Um bom programa para perder peso em pouco tempo recomenda a caminhada alternada (alguns minutos andando e outros minutos trotando, ou seja, correndo devagarinho). É um programa moderado de exercícios, que não exige muito esforço do praticante e nem por isso é menos eficiente – sua meta é perder cerca de 8 kg em 1 mês. Outra vantagem desse programa é que é possível praticar na esteira também.

               Antes de ver o programa, compreenda o conceito de Frequência Cardíaca Máxima (FCM): número máximo de batimentos cardíacos a que uma pessoa pode chegar em 1 minuto de caminhada. Na caminhada alternada, você ficará, em média, com a frequência cardíaca entre 65% e 80%.

               Agora sim, veja a receita para emagrecer em um 1 mês:

  • Escolha os dias para praticar a caminhada (segunda, quarta e sexta, por exemplo, pois assim sempre usufruirá um dia de descanso intercalado).
  • Na primeira semana, caminhe durante 20 minutos, sem forçar muito, de modo a alcançar a frequência cardíaca máxima de 65%.
  • Na segunda semana, alterne entre caminhada e trote (2 minutos caminhando, 2 minutos trotando) até completar 20 minutos no total; na esteira, ao invés de trotar, caminhe seguindo uma inclinação de 2%.
  • Na terceira semana, continue respeitando o limite máximo de 20 minutos (mas, dessa vez, alterne assim: 2 minutos andando e 1 minuto trotando).
  • Na última semana, prolongue para 30 minutos o período de exercícios. Faça caminhada com trote ou com 3% de inclinação na esteira (a frequência cardíaca máxima deve oscilar entre 65% e 80%).

               Como se percebe, são 270 minutos no total: 1 hora na primeira semana, 1 hora na segunda semana, 1 hora na terceira semana e 1 hora e 30 minutos na quarta semana (4 horas e meia). Mas, esses exercícios devem ser precedidos e seguidos de alongamento e acompanhados de hidratação (beba água!) durante sua execução.

               Para orientações de como fazer o alongamento corretamente, clique aqui.

               Claro que esse programa não dá uma resposta definitiva à pergunta:caminhada emagrece em quanto tempo? Mas, fornece uma solução. Lembre-se de que poderá perder bem menos que o proposto, pois o programa oferece a possibilidade de perder “até” 8 kg em 1 mês, ou seja, uma média de 2 kg por semana (o que já é um resultado excelente, considerando as perspectivas de alguns especialistas que consideram a perda de 9 kg a 12 kg por ano uma grande conquista).

Programa de caminhada mais puxado: perca peso em 21 dias

               Se você é daqueles que preferem os exercícios mais puxados ou está com um peso muito mais elevado do que seu corpo suporta, vale a pena conferir esse outro programa de caminhada. Apesar de exigir mais que o treino anterior, ele é recomendado para quem está iniciando:

  • Caminhe durante 57 minutos 5 vezes por semana durante 4 semanas.
  • Nos primeiros 3 minutos, procure caminhar com velocidade de 4 km/h (FCM entre 50% a 60%).
  • Os próximos 20 minutos, caminhe de forma alternada: 2 minutos a 6,4 km/h e 1 minuto a 5,8 km/h (60% a 70% da FCM e 50% a 60% da FCM respectivamente).
  • Durante 30 minutos, continue alternando o ritmo da caminhada: 3 minutos a 6 km/h e 1 minuto a 5,8 km/h (55% a 65% da FCM e 50% a 60% da FCM respectivamente).
  • Nos 4 minutos finais de sua caminhada, diminua consideravelmente o ritmo e caminhe a 3 km/h (50% da FCM).

               Para fortalecer os glúteos e as coxas (ideal para as mulheres), poderá seguir o mesmo programa com alguns ajustes. Confira:

  • 60 minutos de caminhada 5 vezes por semana durante 4 semanas.
  • Nos 10 primeiros minutos, caminhe a uma velocidade de 6 km/h (55% a 65% da FCM).
  • Nos outros 50 minutos, mantenha um ritmo alternado: 3 minutos a 5,8 km/h e 3 minutos a 6,4 km/h ((50% a 60% da FCM e 60% a 70% da FCM respectivamente).

Considerações finais

               Independente do programa que adote (seja alguns dos citados acima ou outro qualquer), os médicos e outros profissionais da área recomendam que o tempo de caminhada diária não pode ser inferior a 20 minutos. 150 minutos de atividade durante a semana é uma boa meta. Se está em dúvida entre caminhar 20, 40 ou 60 minutos, opte pelo meio-termo e caminhe meia hora.

               A questão do tempo esta muito associada à forma como o metabolismo acontece no organismo de cada pessoa. Dependendo disso, você sentirá os efeitos da caminhada em um período mais curto ou mais longo. Caso seu metabolismo seja muito lento, é preciso investir em uma dieta balanceada e, talvez, em alguma suplementação que contribua para acelerar o processo.

               É muito importante repor as energias durante a caminhada. Por isso, é fundamental beber, no mínimo, meio litro de água a cada hora e consumir também outras bebidas energéticas que vão contribuiu para melhorar seu desempenho e acelerar os resultados (pode ser uma bebida feita em casa mesmo ou comprada em lojas de suplementos, desde que seja natural, sem contraindicações).

               Ainda sente dúvidas sobre a questão: caminhada emagrece em quanto tempo? Está seguindo algum programa específico de caminhada? Está aliando os exercícios a uma dieta saudável? Faça seu comentário!

Artigos Relacionados:

Comments are closed

    Mais Conteúdo...